A edição 2017 do prêmio Oceanos – realizado em parceria com o Itaú Cultural e com patrocínios do Itaú Unibanco, CPFL Energia e do governo de Portugal, por meio do Fundo de Fomento Cultural Português – é um marco na história das premiações literárias do mundo lusófono: a partir de 2017, o Oceanos ampliou sua abrangência para todos os livros publicados em língua portuguesa, em versão impressa e digital. 


O prêmio contempla cinco categorias – Poesia, Romance, Conto, Crônica e Dramaturgia. Podem ser inscritos quaisquer livros dessas categorias que tenham sido publicados em 2016. Isso significa que o Oceanos passa a ser o prêmio de maior alcance dentro da lusofonia, constituindo um instantâneo da produção editorial nos diferentes gêneros e traduzindo a cena literária de Portugal, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Timor Leste, São Tomé e Príncipe, Guiné Equatorial e Brasil, onde o prêmio foi criado. Além disso, obras eventualmente editadas em língua portuguesa em países não lusófonos no ano de 2016 podem ser inscritas e concorrer à edição do Oceanos 2017, conforme o novo regulamento disponível neste site. 


A internacionalização implicou uma ampliação da estrutura do prêmio, que passou a ter uma curadora em Portugal, a jornalista Ana Sousa Dias, que atua em diálogo com os curadores brasileiros do prêmio, Selma Caetano e Manuel da Costa Pinto. 


Livros concorrentes


As inscrições para o Oceanos, realizadas de 3 de março a 30 de abril, superaram as expectativas. A edição de 2017 teve 1.215 inscrições, entre livros publicados com 1ª edição no Brasil (1031), em Portugal (176), Angola (1), Moçambique (2), Cabo Verde (2), Espanha (2) e Quênia (1).  


Veja aqui os livros concorrentes

Clique aqui para baixar  a lista de livros concorrentes 


Júri de Avaliação


Na primeira etapa do Oceanos, os curadores Ana Sousa Dias, Selma Caetano e Manuel da Costa Pinto indicaram 65 profissionais do meio literário para formar o Júri de Avaliação — 3 angolanos, 50 brasileiros, 3 moçambicanos e 9 portugueses.


Entre 22 de maio e 31 de agosto, cada jurado leu e avaliou 55 das 1.215 obras inscritas, de modo que cada livro teve 3 leituras por diferentes  jurados.


Além de eleger os livros semifinalistas, esse júri também escolheu os jurados que vão integrar os Júris Intermediário (que escolherá 10 obras finalistas) e Final (que vai determinar os 4 vencedores do Oceanos 2017).


Veja aqui os componentes do Júri de Avaliação

Clique aqui para baixar a lista de jurados

Veja aqui os 51 livros semifinalistas

Clique aqui para baixar a lista de livros semifinalistas 

 

Júri Intermediário

 

Na segunda etapa de votação do Oceanos, o Júri Intermediário formado por dois portugueses (a poeta Ana Mafalda Leite e o crítico literário António Guerreiro) e oito brasileiros (as ensaístas Beatriz Resende, Eliane Robert Moraes e Mirna Queiroz, a escritora Maria Esther Maciel, a tradutora e editora Heloisa Jahn e os poetas Eucanaã Ferraz, Ricardo Aleixo e Sérgio Alcides) elegeu os dez livros que passam para a etapa final do Oceanos 2017.

 

Veja aqui os componentes do Júri Final

Clique aqui para baixar a lista de jurados e suas biografias

Veja aqui os 10 livros finalistas

Clique aqui para baixar a lista de livros finalistas