Apresentação

O dia 2 de junho de 2015 marcou um histórico momento para Oceanos ‒ Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa, quando um conselho formado por oito estudiosos de literatura, Antonio Carlos Secchin, Beatriz Resende, Benjamim Abdala Jr., Flora Sussekind, José Castello, Leyla Perrone-Moisés, Lourival Holanda e Manuel da Costa Pinto, em diálogo com o correalizador do projeto, o Itaú Cultural – representado por Claudiney Ferreira, gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura –, e com a curadora-gestora do projeto, Selma Caetano, se reuniu no instituto para avaliar e aperfeiçoar a estrutura original da premiação.


Na ocasião, o Itaú Cultural assumiu em sistema colaborativo o processo de Oceanos, estabelecendo várias interfaces na própria estrutura do instituto, como a capilaridade proveniente de seus programas nas áreas de literatura e jornalismo cultural, a exemplo do Conexões – Mapeamento da Literatura Brasileira no Exterior e do Rumos; na gestão do prêmio, hospedada em seu site; e, em consequência, no alimento às redes que debatem e trocam experiências no segmento literário.


A edição de 2015 será realizada em três etapas de votação, marcadas pela transparência de critérios. 


O valor da premiação aumentou, passando do total de 200 mil reais para 230 mil reais, divididos da seguinte forma:


1º vencedor = 100 mil reais

2º vencedor = 60 mil reais

3º vencedor = 40 mil reais

4º vencedor = 30 mil reais


1ª etapa

Na primeira etapa, entre 10 de junho e 10 de julho de 2015, 592 obras de criação literária foram inscritas no site www.itaucultural.org.br/oceanos2015 para concorrer ao prêmio.

As obras concorrentes tiveram primeira edição no Brasil entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2014. As obras com primeira edição em língua portuguesa fora do Brasil foram publicadas no país de origem entre 1o de janeiro de 2011 e 31 de dezembro de 2014, tendo sido publicadas no Brasil em 2014.


Veja os 592 inscritos

Clique aqui para baixar a lista de inscritos

Para a primeira etapa, a curadoria – formada pela escritora Noemi Jaffe, pelo escritor Rodrigo Lacerda e pela produtora cultural Selma Caetano – indicou cem conceituados profissionais do meio literário, que, de 27 de julho a 31 de agosto, escolheram os primeiros classificados entre o total de livros inscritos.

Esse júri inicial escolheu também oito jurados entre seus membros, que junto com os três curadores formam os júris intermediário e final – para eleger, respectivamente, os 14 finalistas e os quatro vencedores.


Veja os componentes do júri inicial

Clique aqui para baixar a lista do júri inicial


2ª etapa

Na segunda etapa de votação, de 9 de setembro a 8 de novembro de 2015, a curadoria e os oito profissionais indicados na etapa anterior analisam as 63 obras classificadas e elegem as 14 finalistas.


Oceanos.

Histórico

Em 2003, uma importante empresa portuguesa de telecomunicações criou um prêmio literário como forma de incentivar o intercâmbio entre as literaturas lusófonas. A ação foi recebida com entusiasmo pelos meios editorial e livreiro brasileiros e logo se firmou como um importante evento cultural da literatura em língua portuguesa no Brasil.

Reconhecendo a importância e a relevância do prêmio para o meio artístico e para a sociedade, notáveis estudiosos da literatura – Antonio Carlos Secchin, Beatriz Resende, Benjamin Abdala Jr., Flora Sussekind, José Castello, Leyla Perrone-Moisés, Lourival Holanda e Manuel da Costa Pinto – e a curadora do prêmio Selma Caetano encontraram na parceria com o Itaú Cultural a possibilidade de continuação.

A partir de 2015, o Itaú Cultural, conselheiros e a curadora dão continuidade ao prêmio, que já consagrou 39 importantes escritores lusófonos, em formato similar ao que vinha sendo feito nos últimos 13 anos, com acréscimos e aperfeiçoamentos.