Em sua segunda edição, o prêmio Oceanos – com a parceria do Itaú Cultural – consolida seu objetivo de realizar um intercâmbio literário no âmbito da língua portuguesa, premiando as melhores obras de escritores lusófonos publicadas no Brasil.

Em 2016, serão premiados quatro livros de criação literária em língua portuguesa – inscritos nos gêneros Poesia, Romance, Conto, Crônica e Dramaturgia – publicados em primeira edição no Brasil no ano de 2015.

Livros publicados nos demais países lusófonos podem concorrer desde que tenham sido lançados originalmente entre 2012 e 2015 e publicados no ano passado por editora brasileira ou sediada no Brasil.

Em 2016, o valor total da premiação será de 230 mil reais, divididos da seguinte forma:

- 1o vencedor = 100 mil reais
- 2o vencedor = 60 mil reais
- 3o vencedor = 40 mil reais
- 4o vencedor = 30 mil reais

As inscrições para a segunda edição do Oceanos foram realizadas de 19 de maio a 1o de julho.

Todas as obras inscritas foram lidas e avaliadas pelos jurados em um e-reader fornecido pela Kobo e pela Livraria Cultura. Para participar da seleção, o escritor ou seu editor enviou uma cópia do livro inscrito no formato e-Pub, compatível com o e-reader Kobo. Na impossibilidade de envio nesse formato, a obra foi obrigatoriamente enviada no formato PDF. Nesse caso, a conversão foi de responsabilidade do prêmio Oceanos.

Na primeira etapa de votação foram eleitos pelo Júri de Avaliação 50 livros semifinalistas: 18 de poesia, 24 romances, 7 de contos e 1 de crônica, selecionados entre os 740 livros inscritos. Esse júri elegeu também os profissionais dos júris subsequentes – Intermediário e Final.

Na segunda etapa de votação, o Júri Intermediário definiu os dez livros finalistas: quatro de poesia, quatro romances e dois de contos, eleitos entre os 50 selecionados na etapa anterior.

O resultado do prêmio será conhecido no dia 6 de dezembro, durante cerimônia de entrega dos prêmios no Auditório Ibirapuera. Como na edição passada, o valor da soma dos quatro prêmios finalistas é de 230 mil reais, divididos da seguinte forma: 100 mil para o primeiro lugar, 60 mil para o segundo, 40 mil para o terceiro e 30 mil para o quarto colocado.