Nos encontros, os participantes debaterão  temas importantes para a comunidade fotográfica latina e, a partir das conversas, trabalharão em um projeto conjunto.

São quatro workshops, com 20 vagas cada um, e todos acontecem nos dias 16, 17 e 18 de junho de 2016, das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h, e no dia 19 de junho de 2016, das 10h às 13h.

Domesticidades

com Renata Marquez e Wellington Cançado

Foto: Divulgação

Em 2010, os pesquisadores Renata Marquez e Wellington Cançado publicaram Domesticidades: Guia de Bolso. O livro apresenta imagens de espaços domésticos encontradas em websites de corretoras de imóveis de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Como desdobramento do projeto que deu origem ao livro, os autores propõem uma investigação coletiva das formas de habitar e das intimidades anônimas de São Paulo, por meio do exercício de uma etnografia remota, no limite entre o público e o privado, a realidade e a ficção.

A atividade é aberta a todos os interessados na reflexão e na produção dos espaços e das imagens cotidianas: habitantes, corretores, artistas, arquitetos, escritores, fotógrafos, designers, antropólogos, cartógrafos, amadores, curiosos etc.

Renata Marquez e Wellington Cançado são professores de design e arquitetura na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisadores do grupo Cosmópolis. Editores da revista Piseagrama, são autores dos livros Espaços Colaterais (2008), Domesticidades: Guia de Bolso (2010), Atlas Ambulante (2011) e Escavar o Futuro (2014).

De Gavetas e Fotolivros: a Reinvenção de Arquivos

com Isadora Brant e Martina Brant

Foto: Divulgação

Martina e Isadora Brant, da editora Vibrant, propõem a criação de um arquivo-caderno de imagens e perguntas – uma cápsula para o futuro –, a fim de problematizar a ideia de memória e aquilo que priorizamos lembrar ou esquecer por meio da edição.

Na proposta, cada caderno terá uma narrativa de livre escolha, podendo conter uma memória vivida, uma ficção para o futuro ou mesmo um exercício que conte a história da humanidade.

Para a construção do caderno cada participante deverá levar imagens e documentos para os encontros – revistas, jornais, notícias, fotografias antigas ou novas e um caderno. O workshop é indicado para artistas, fotógrafos e interessados em geral.

Vibrant

É uma editora paulista de publicações independentes que trabalha no campo das artes visuais e da fotografia. Criada em 2014 pela dupla Martina e Isadora Brant, já participou das principais feiras de impressos no Brasil e no exterior, como a New York Art Book Fair, em Nova York (Estados Unidos), a Libros Mutantes, em Madri (Espanha), e a Paris Photo, em Paris (França). 

Martina Brant, nascida em São Paulo, é formada em design gráfico, com graduação em master graphic branding & identity pela London College of Communication [da University of the Arts London (UAL), na Inglaterra]. Em São Paulo, atuou na agência Future Brand. Hoje compõe a equipe do site Enjoei, além de desenvolver projetos para a Vibrant.

Isadora Brant, nascida em São Paulo, é fotógrafa e artista visual. Trabalha no jornal Folha de S.Paulo desde 2010. Hoje faz parte da equipe da TV Folha. Participou de edições do Festival Paraty em Foco e de exposições coletivas. Em 2012, venceu o concurso Instasampa, promovido pela Mostra São Paulo de Fotografia.


Experiência Broomberg e Chanarin

com Adam Broomberg e Oliver Chanarin

Foto: Divulgação

Em alguns países, a natureza já conta com direitos constitucionais legais, tanto quanto pessoas e instituições.

Utilizando como objeto de estudo um acontecimento recente, o workshop dos artistas Adam Broomberg e Oliver Chanarin irá explorar a noção de evidência visual e de que maneira a fotografia pode ser utilizada como poderosa ferramenta legal.

Os participantes serão desafiados a encontrar novos meios de criar imagens e a trabalhar de forma colaborativa.

Adam Broomberg e Oliver Chanarin são artistas radicados no Reino Unido. Vencedores dos prêmios Deutsche Börse, em 2013, e Infinity Award, do The International Center of Photography (ICP), em 2014, são autores dos fotolivros The Holy Bible e Chicago. Seus trabalhos podem ser encontrados nas principais coleções e galerias mundiais de arte, incluindo Tate, em Londres (Inglaterra), Museu de Arte Moderna de Nova York – MoMA (Estados Unidos) e Musée de l’Elysée, em Lausanne (Suíça).

Arquivo e Memória Política

com Felipe Nepomuceno e João Pina

Foto: Divulgação

Os fotógrafos João Pina e Felipe Nepomuceno propõem um mergulho em um arquivo brasileiro que precisa ser tocado: os registros fotográficos das violações dos direitos humanos e das liberdades políticas e de expressão.

A proposta do workshop é construir memória e interpretar momentos da história recente do Brasil por meio da fotografia, da apropriação de imagens antigas, da poesia e do pensamento, cada um da sua forma e com a própria linguagem.

Felipe Nepomuceno, nascido em São Paulo em 1975, é fotógrafo e artista plástico. Estudou fotografia na Escola de Artes Visuais (EAV) Parque Lage, no Rio de Janeiro, e na New York School of Visual Arts, em Nova York (Estados Unidos). É autor de diversos documentários de curta-metragem. Dirigiu os DVDs João Donato e Bud Shank – ao Vivo no Rio de Janeiro (2006) e Ney Matogrosso – Beijo Bandido ao Vivo (2010), entre outros. Atualmente dirige a sexta temporada da série Sangue Latino, do Canal Brasil.

João Pina, nascido em Lisboa, é fotógrafo. Formado em fotojornalismo e fotografia documental pelo International Center of Photography (ICP), em Nova York (Estados Unidos), tem trabalhos publicados nos jornais The New York Times e El País e nas revistas The New Yorker, Time Magazine e Newsweek. Em 2011, recebeu o prêmio Leão de Ouro, do Festival de Publicidade de Cannes.