Durante três dias, 16 figuras importantes do ramo da fotografia analisarão o trabalho de 72 fotógrafos selecionados. Os portfólios serão analisados por até oito profissionais com notório saber de fotografia entre os dias 16 e 18 de junho de 2016, das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h.

Os candidatos selecionados serão distribuídos, aleatoriamente, entre os profissionais que realizarão as leituras. Veja os nomes a seguir.

Foto: Arquivo pessoal
Carlos Carvalho tem uma carreira marcada pelo fotojornalismo, com trabalhos realizados para diversas revistas e jornais no Brasil, como Folha de S.Paulo e O Globo. É colunista do site LensCulture e atua como coordenador-geral do Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre há 10 anos.
Foto: Jules Spinatsch
Denise Gadelha atua como artista, professora e curadora. É mestre em poéticas visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Participou, em 2014, da II Bienal de Fotografia de Lima com a mostra individual DúO, na Galería El Ojo Ajeno, e, em 2015 curou a exposição Fotos contam Fatos na Galeria Vermelho
Foto: Arquivo pessoal
Diógenes Moura é escritor, curador de fotografia e editor. Entre 1998 e 2013, foi curador de fotografia da Pinacoteca do Estado de São Paulo, especializando-se em fotografia brasileira. Em 2009, foi eleito Melhor Curador de Fotografia do Brasil pelo Sixpix/Fotosite. Em 2015 foi curador da mostra A Arte da Lembrança – a Saudade na Fotografia Brasileira, no Itaú Cultural.
Foto: Estúdio X+X
Eder Chiodetto é jornalista, fotógrafo e curador independente especializado em fotografia. Mestre em comunicação e arte pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), nos últimos dez anos realizou mais de 70 exposições no Brasil e no exterior. Desde 2006, é curador do Clube de Colecionadores de Fotografia do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP).
Foto: Sergio Tantanian
Elda Harrington, nascida e criada em Buenos Aires, é fotógrafa, curadora e professora. Formada em direito, Elda se envolveu com a fotografia na década de 1980. Atua há 28 anos como diretora da Escuela Argentina de Fotografía (EAF) e como presidente da Fundación Luz Austral (FLA), organização sem fins lucrativos fundada em 1999 para propagar a fotografia argentina no país e no mundo.
Foto: Felipe Consejo
Felipe Coddou é fotógrafo e gestor cultural. Nascido em Santiago do Chile, estudou fotografia na Escuela de Cine de Chile e com o artista Eugenio Dittborn. Desde 2011, atua como coordenador de fotografia do Consejo Nacional de la Cultura y las Artes (CNCA), onde desenvolveu diversos projetos expositivos e de formação de caráter nacional e internacional.
Foto: Divulgação
Horacio Fernández é historiador, curador e professor na Faculdade de Belas Artes em Cuenca, Espanha. Autor de Fotografía Pública, livro da mostra homônima de 1999, que aconteceu no museu Reina Sofia, em Madri, publicou ainda, no Brasil,  Fotolivros Latino-Americanos – resultado de uma pesquisa feita por quatro anos em 11 países.
Foto: Mayumi Suzuki
Ihiro Hayami é diretor do Tokyo Institute of Photography (TIP) e organizador do Tokyo International Photography Festival. Entre 2012 e 2014, foi editor chefe da Japanese Photography Magazine. Hoje dá aulas de masterclass com Marc Prust no Tokyo Institute of Photography e palestras em diferentes universidades e escolas de fotografia.
Foto: Arquivo pessoal
Isabel Amado atua na área de fotografia desde 1988, quando iniciou sua trajetória na Galeria Fotoptica, de Thomaz Farkas. É sócia-diretora da Galeria da Gávea – especializada em fotografia contemporânea – e diretora da Anima Montagem – que atua com acervos e arquivos de fotografia –, além de representar coleções de fotografias modernas.
Foto: Jamie Stilings
Jim Casper é editor chefe do site LensCulture, uma das principais publicações on-line que exploram a fotografia contemporânea no mundo. Integra ainda o conselho de administração da Society for Photographic Education (SPE), a maior associação mundial de educadores de fotografia.
Foto: Arquivo pessoal
Juan Antonio Molina formou-se em história da arte pela Universidad de la Habana e atuou como curador na Bienal de Havana e na Biblioteca Nacional de Cuba. Tem ministrado cursos, workshops e conferências em várias instituições culturais e educacionais em diferentes países americanos, entre eles o Brasil. Atua hoje como curador do espaço Punctum, na Cidade do México, onde organiza diversas exposições.
Foto: Arquivo pessoal
Mariano Klautau Filho é fotógrafo e pesquisador de arte. Mestre em comunicação e semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e doutor em artes visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), atua ainda como professor da Universidade da Amazônia e coordenador e curador do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia.
Foto: Eugenio Mazzinghi
Nicolás Janowski é fotógrafo, antropólogo e curador. Suas obras estão focadas em projetos pessoais de longo prazo na América Latina. Realizou palestras e workshops em diversas instituições latino-americanas, como o Centro da Imagem, no Peru, e a Universidade Nacional de Buenos Aires, na Argentina. Seu trabalho ganhou destaque em diferentes meios de comunicação, entre eles o blog New York Times Lens e a revista Time. Atua como curador do site Phmuseum desde 2013 e já foi contemplado com diferentes prêmios, entre eles o Repsol em 2014.
Foto: Juan Esteves
Tiago Santana atua desde 1989 desenvolvendo ensaios pelo Brasil e pela América Latina. Tem trabalhos publicados em revistas e livros no Brasil e no exterior, com uma obra que integra importantes acervos e coleções de fotografia. Recebeu diversos prêmios, entre eles O Melhor da Fotografia no Brasil em 2007, 2008 e 2009. Em 2011 foi o segundo brasileiro a ter seu trabalho publicado na coleção de fotografias francesa Photo Poche. Organizou diversas exposições e festivais de fotografia no Brasil e é fundador da Editora Tempo d’Imagem.
Foto: Adriana Zehbrauskas
Veronica Cordeiro é curadora, escritora e antropóloga visual. Nascida em São Paulo, vive hoje em Montevidéu, no Uruguai. Membro do Independent Curators International (ICI), é graduada em história da arte pela Universidade de Edimburgo e mestre em antropologia visual pela Goldsmiths, Universidade de Londres. Atua como curadora do Centro de Fotografia de Montevidéu (CdF) organizando exposições anuais, projetos educacionais e o Festival de Fotografia Latino-Americano.
Wendy Watriss é fotógrafa, escritora, curadora e cofundadora da FotoFest, organização internacional de arte e educação. Atua como diretora artística e curadora sênior na instituição desde 1991, tendo desenvolvido mais de cem exposições. Foi premiada entre 1970 e 1991 pela atuação em fotojornalismo e documentário.