O eixo central do IV Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo tem como tema A Fotografia como Pensamento – ou quando esta expande suas próprias fronteiras e deixa de ser puramente instrumental para se constituir em uma instância autônoma de geração de conhecimento. Dessa perspectiva surge o questionamento: é possível que o chamado ato fotográfico – ou, mais ainda, a imagem fotográfica – exista, permaneça ou circule, como ocorre com um conceito ou uma ideia?

Nesta edição é proposta ainda a figura do fotógrafo não mais somente como observador crítico do mundo que o rodeia, mas também como aquele que coloca em crise seu próprio meio e questiona os fundamentos herdados das práticas fotográficas tradicionais.

Acompanhando a programação de atividades, o fórum apresenta a exposição Arquivo Ex Machina – Identidade e Conflito na América Latina, que reúne autores que procuram resgatar o arquivo fotográfico esquecido em gavetas, álbuns e porões para ressignificá-lo, dotando-o de novos e inesperados sentidos.

Base cultural, pensamento crítico, posicionamento político e poético, roteiro e edição – o IV Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo propõe discursos e obras que expandem o campo da fotografia e a reflexão sobre ela para muito além de suas fronteiras.

Iatã Cannabrava e Fredi Casco